14/10/2014

Leituras de Agosto: As cinquentas sombras mais negras, E. L. James

E aqui vos deixo a opinião do segundo livro da trilogia já muito badalada por aí! Ontem foi dia de culinária e hoje é de livros. Tem de ser à vez e pouco a pouco lá vou conseguindo por isto em dia! Só faltam cerca de 15 opiniões de livros e umas 10 receitas com fotos bonitas para editar! Quem corre por gosto não cansa, mas adormece pelo caminho e hoje aconteceu... uma sesta inesperada.


Título: As Cinquenta Sombras Mais Negras
Autor: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Número de Páginas: 552

Publicado em: 2012

Sinopse:
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…
http://www.wook.pt/ficha/as-cinquenta-sombras-mais-negras/a/id/14086026

Opinião:

Assim que acabei o primeiro volume passei logo ao segundo. Tinha curiosidade em como Grey ia lidar com o abandono de Anastasia. Como seria o reencontro de ambos. E confesso que queria saber mais sobre a história dele.

O início do livro mostra-nos uma Anastasia apagada, triste. Melancólica e cuja mente não deixa de se ocupar com Christian, a quem abandonou após confessar o seu amor, isto porque não conseguia ser a submissa que pensava que ele queria. Mas já nem ele sabia o que queria…assim neste livro há uma reviravolta, Christian vai tentar ter o que ele apelida de relação “baunilha”, vai tentar ser para Ana um namorado normal. Claro que de normal ele não tem nada, já comprou a editora onde ela trabalha… temos, mais uma vez, descrições exaustivas e pormenorizadas das cenas de amor tórridas de Grey e Ana.

Ainda que seja narrado na primeira pessoa por Ana, este livro vai finalmente trazer-nos alguma luz à história de Grey, de Mr. Robinson e da mãe biológica que o “abandonou”. Grey vai tentar fugir do padrão que o caracteriza de relações vazia, de BDSM e passa a uma relação dita normal, com Anastasia, as descrições são mais românticas, parecem descrições de início de um qualquer romance. Neste livro tudo parece mais normal, a linguagem, as descrições e parece que nos livramos da tal deusa interior e Anastasia parece mais madura e pronta a assumir o seu papel na sua vida pessoal e profissional. E é neste ambiente profissional que conhecemos a nova ameaça a este romance, o chefe, o protótipo de chefe que assedia as estagiárias… não sabe ele no que se vai meter ou com quem. Aqui é introduzida uma variação, o suspense, aquela sensação de mistério de que algo bom não vai acontecer.

Ainda que Anastasia o tenha abandonado Christian não vai desistir dela, e ainda ela pensava em trabalhar naquela editora e já ele a tinha adquirido. Ela está tomada pela dor, mas mesmo assim, torna-se assistente editorial de um chefe algo tresloucado e pervertido. Os sinais estavam lá, só a ingénua Anastasia é que não percebeu logo de início e teremos algumas surpresas ao longo do livro. Sendo que Christian reconhece imediatamente a perversidade daquele chefe de Ana.

Neste livro há muitas emoções e reviravoltas surpreendentes. A primeira: o passado, que volta para assombrar e trazer algum ciúme à relação, quando Ana se vê confrontada com Mrs. Robinson, a pessoa que iniciou Christian em BSDM. Outra das reviravoltas: o aparecimento surpreendente de Leila, das suas acções e da reacção que despoleta tanto em Ana como em Christian. O que nos permite tantas outras revelações sobre as outras facetas de Grey: atormentado, frágil, lutando contra os seus verdadeiros e desconhecidos sentimentos, sim porque amor implica perda de controlo sobre si e sobre o outro, neste caso Anastasia. Uma a uma as sombras de Grey são desvendadas, à medida que a relação entre os dois se consolida. Já ela parece um pouco mais segura de si, também já ultrapassou um dos maiores obstáculos da vida de cada um de nós, saber o que fazer com o seu futuro.

E parte dessas sombras são reveladas à sua família, sendo dado a conhecer o papel de Elena na formação/desenvolvimento do carácter de Christian. A mãe dele fica chocada e acaba mesmo por dar uma bofetada a Mrs. Robinson em plena festa na sua casa. E são estas cenas que começam a dar mais profundidade a esta história, a fugir à temática do sexo, do quarto vermelho da dor…

Quando terminei este volume apercebi-me que não tinha levado o 3º livro para as férias e que tinha sido um grande erro! O interessante desta trilogia é que os livros acabam com perguntas às quais queremos respostas rápidas.., e eu queria mesmo saber o que mais a autora podia trazer para acrescentar algo de novo à história de Grey e Anastasia!

0 comentários:

Enviar um comentário