02/10/2014

Leituras de Agosto: Espero por ti em Paris, David Marle

Título: Espero por ti em Paris
Autor: David Marle, Diana Mendonça
Editora: Oficina do Livro

Número de Páginas: 158

Publicado em: 2006

Sinopse
Após uma longa ausência, ainda amamos da mesma maneira?
Em busca das aventuras da juventude, Philippe e Carolina decidem ir para Paris. Têm vinte anos, sabem que se amam profundamente e isso basta-lhes para serem felizes. Embalados pelo romantismo da cidade, vivem dias intensos e apaixonados, até o destino os separar, obrigando-os a marcar encontro para cinco anos depois. 
Agora, sentada no último andar da torre Eiffel, Carolina recorda os sonhos do passado e espera por Philippe. Sente a inquietação da luta do amor contra o tempo, mas aguarda com serenidade o desfecho da mais bonita história que já viveu. Philippe está quase a chegar e, com ele, a esperança de que os contos de fadas não se fiquem exclusivamente pelas folhas de papel.

Excerto
"A cada passo o reconhecia melhor. A cada passo aguardava que ele se voltasse para que ela o pudesse finalmente ver na perfeição. A cada passo sentia um aperto no estômago e no coração, mas sentia também que o mundo se encurtava e que ao aproximar-se do seu destino a vida recuperava todo o sentido."

http://www.wook.pt/ficha/espero-por-ti-em-paris/a/id/186244

Opinião:

Fiquei curiosa com a capa e o resumo do livro, e este foi mais uma compra OLX. Fiquei cativada com aquela história de amor, com Paris, com a atmosfera e o ideal romântico que envolve aquela cidade. O livro foi lido numa tarde, uma leitura ideal para o Verão, muito descontraída e leve.

A história fala-nos dois jovens, de sonhos desfeitos, de destinos separados. Um romance que acontece quando têm cerca de 20 anos, quando estão a tentar descobrir o rumo das suas vidas como casal e o rumo individual de cada um em termos profissionais. Philippe vê o seu sonho de ser piloto desfeito, devido a uma mal formação genética não pode prosseguir com essa carreira. E Carolina deixa os seus estudos em psicologia para ser escritora.

Separados Philippe revela-se uma surpresa, para mim, má, ele não luta, aceita calmamente as decisões de Carolina e desiste de tudo o que lhe aparece. Durante cinco anos não vive, sobrevive. Ao invés Carolina investe na sua carreira, determinada em não fraquejar. Marcaram encontro na torre Eiffel e cinco anos depois vão descobrir-se mas será que ainda se vão amar?

Carolina será a primeira a chegar, e temos um decorrer de memórias, pela observação de correspondência trocada entre ambos ao longo dos anos. Acaba por ser uma relação à distância, com uma longa pausa de comunicação. Uma prova a este amor… será que ainda sentem o mesmo um pelo outro? O reencontro é atribulado e Philippe quase perde Carolina por, mais uma vez, não se ter decidido a correr atrás dela, por fala de coragem ele ficou em baixo da Torre Eiffel e ela em cima, esperando-o (ou desesperando melhor dizendo!).

Diga-mos que foi um livro que me tocou, no entanto, não acho que seja um daqueles que me marcou, não é uma história como vemos em P.S. Amo-te, o herói não morre, apenas é confrontado com vários obstáculos que não consegue ultrapassar. E Carolina é uma lutadora, mas com 20 anos um pouco egoísta, pensando nas sua necessidades e não nas necessidades de ambos, não tendo uma atitude mais resistente face à depressão de Philippe.

Foi uma leitura agradável e que me deu a conhecer dois novos autores portugueses que não conhecia.


*********************************************

0 comentários:

Enviar um comentário