18/10/2014

Leituras de Agosto: As cinquentas sombras livre, E. L. James

E com este volume acabei a trilogia mais falada nos últimos tempos... Outra leituras virão! Esta já acabou!

Título: As Cinquenta Sombras Livre
Autor: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Número de Páginas: 624

Publicado em: 2012


Sinopse:
Quando a jovem e inocente Anastasia Steele encontrou pela primeira vez o impetuoso e fascinante milionário Christian Grey, começou entre eles um affair sensual que lhes mudou a vida para sempre. Assustada e intrigada pelas singulares inclinações eróticas de Grey, Anastasia exige um compromisso total na relação. Com medo de a perder, ele aceita.

Agora Anastasia e Grey têm finalmente tudo o que desejavam - o amor, a paixão, a intimidade, uma riqueza incalculável - e todo um mundo de possibilidades à sua espera. Mas ela sabe que amá-lo não será fácil, e que estarem juntos vai implicar ultrapassar barreiras que nenhum deles poderia prever. Anastasia vai ter de aprender a partilhar o estilo de vida de Grey sem sacrificar a sua identidade. E ele terá de aprender a superar o seu obsessivo impulso de tudo controlar, enquanto se debate com os demónios do seu terrível passado.
E quando tudo parece estar conjugado para que ambos consigam finalmente ultrapassar os maiores obstáculos, o destino conspira para tornar dolorosamente reais os maiores medos de Anastasia.
http://www.wook.pt/ficha/as-cinquenta-sombras-livre/a/id/14234793

Opinião:

E uma semana depois cheguei a casa e li o último livro desta trilogia. Grey continua obcecado pelo controlo, de como Anastasia se comporta, daquilo que come mas agora como marido. Anastasia? Continua rebelde, desafiando tudo e todos, inclusive Grey, levando-o quase ou mesmo à loucura.

Este livro foi um pouco confuso para mim e alguns elementos ou detalhes que eu dispensava mesmo! Eu a pensar que agora a autora ia explorar mais a relação depois de casados, os conflitos, a vivência com a família, introduzir algum elemento surpreendente do passado de Christian mas não! Começamos com uma lua-de-mel idílica, com Ana a desafia Christian, algumas cenas de sexo tórrido e depois passamos a descrições tão íntimas como ele a fazer-lhe a depilação, sim a pequena casa-se, e coitada não tem tempo de ir à depilação… aparar a linha do biquíni?! Poupem-me aqui sinceramente isto era escusado!

Passamos então a fase da lua-de-mel e regressamos à realidade, primeira disputa do casal, o sobrenome, ele quer que ela seja Grey e ela insiste em manter Steele, mas mais uma vez Anastasia cede aos desejos de Christian. A família Grey, a mando de Christian, está protegida por vários seguranças. Até porque a ameaça de Jack, ainda não foi esquecida.

E Ana não está nada familiarizada com o mundo dos ricos e famosos, ela fica várias vezes surpreendida com o preço de determinados objectos, roupas, carros e não se sente confortável em exibir o seu novo estatuto.

Interessante e novamente é aqui que a autora nos consegue surpreender, é a reacção dele ao facto de ela ficar grávida. Então tanto controlo e não se lembraram de optar por um contraceptivo mais fiável? E ele tão senhor de si apanha uma bebedeira? Anastasia cresce e ele aparece-nos como assustado, transtornado e à beira da insanidade? Ou seja longe da reacção normal de um marido apaixonado, ele no momento em que ela precisa dele abandona-a? Fiquei decepcionada, mas também percebi, ele tem medo do desconhecido. E aqui está uma circunstância nova, ele não sabe como lidar com esta nova situação, porque com um bebé ele não pode comunicar por palavras, e se ele não se acha merecedor de amor, tem dificuldade em dá-lo e transmiti-lo!

Como se não chegassem de emoções e drama, o pai de Anastasia é internado. Jack é libertado e as coisas começam a encaminhar-se para umas quantas cenas de acção fora de lençóis. Lutas internas e externas. Grey finalmente liberta-se de todas as sombras do passado que o perseguiam e torna-se num homem atencioso, que consegue acreditar em si e na sua relação com Anastasia.

Acho que o livro se arrastou por muitas páginas e depois no final fomos bombardeados com muitas situações simultâneas: doença do pai de Ana, a sua gravidez, o ataque a Ana, Grey enfrentar o seu maior medo (de ser amado pelo seu dinheiro e não pelo homem que era). E depois ainda o bónus final da história do primeiro encontro deles na perspectiva dele e o seu primeiro Natal com os Grey.

Uma trilogia que me surpreendeu, a primeira que li dentro do género, que li em poucos dias e que apreciei bastante.

*********************************************

0 comentários:

Enviar um comentário