16/10/2014

Pão de Trigo e Centeio

World Bread Day 2014 | 16 Outubro | Dia Mundial do Pão - 9ª edição!


O trabalho fornece o pão de cada dia, mas é a alegria que lhe dá o sabor. Silvio Romero

Desde 2006 que centenas de bloggers, de todo o mundo, fazem pão neste dia especial. A ideia do Dia Mundial do Pão é homenagear o nosso pão diário fazendo pão neste dia e publicando no blog. Assim, poderemos mostrar que fazer pão é fácil e também bastante divertido. Eu fiquei a saber da iniciativa através do blog Telita na Cozinha, e decidi participar pela primeira vez!

Eu gosto muito de pão! Quem me conhece sabe-o bem, e hoje neste dia pela primeira vez na minha vidinha, eu fiz o meu próprio pão!

Já ajudei muitas vezes, nas férias de Verão. Ia com a minha avó moer a farinha de milho para se fazer a broa. E muitas vezes, com a minha Tioca, comi pão a escaldar os dedos com manteiga a escorrer pelos queixos! Esses belos tempos já passaram... agora passei de aprendiz a praticante, porque para padeira ainda me falta muito!

O pão esse está no forno a "ouvir" esta minha conversa... o cheirinho é tão bom! A receita essa é do mais simples que há.

Ingredientes:

300 gr. de farinha de centeio
200 gr. de farinha de trigo
340 ml de água morna
1 colher de sal
10 gramas fermento fresco


Preparação:

Misturar o fermento, a farinha e o sal, a pouco juntar a água. Pode ser com a batedeira com as varetas mais grossas. Deixar repousar por meia hora numa tigela coberta com um pano.

Finda essa meia hora, agarrar na massa amassar um pouco novamente e esticá-la num tabuleiro com ajuda de uma espátula/colher molhada para não agarrar. Deixar repousar mais 45 minutos.


Levar ao forno pré-aquecido a cerca de 200º graus durante cerca de 40 minutos. E aqui vos deixo as fotos do meu pão e acompanhamento. Este ficou um pouco tostadinho demais por baixo, para a próxima tenho de o colocar mais acima no forno.


Um truque levar um recipiente com água ao forno ao mesmo tempo, assim fica crocante!

A receita parece morosa mas não é, pode ser feita ao mesmo tempo que outras tarefas e requer muito pouco esforço!

A decoração é já outonal e soube tão bem  antes do jantar.. ao jantar... e depois do jantar...


Assim partilhei convosco a receita e as fotos! Espero que gostem e que façam muito pão!


E aqui deixei a minha alegria de hoje...

0 comentários:

Enviar um comentário