30/10/2014

Leituras de Agosto: Razões do Coração, Rosalind Laker


Título: Razões do Coração
Autor: Rosalind Laker
Data da Publicação: 2009
Editora: Edições Asa
Páginas: 304

Sinopse
Paris, 1894. Num impulso do qual nunca se arrependerá, Lisette Decourt foge de casa na véspera do seu casamento. Apesar de ter jurado nunca mais se apaixonar, quando conhece Daniel Shaw fica imediatamente fascinada pelo sedutor inglês e pelo seu espectáculo de "lanterna mágica", a arte precursora do cinema. O destino acaba por separá-los e Lisette refaz a sua vida como mulher independente e bem-sucedida, mas os seus sentimentos mantêm-se inalterados: ela não consegue esquecer Daniel. Quando o acaso volta a juntá-los, ele é já um realizador famoso, e vê nela a aura de magia capaz de a transformar numa grande estrela de cinema. E ele tudo fará para que nada impeça o seu sonho…
Pela mão de uma das mais apreciadas escritoras de romances históricos da actualidade, Brilliance recupera a época mítica em que o cinema dava os primeiros passos e apresenta-nos uma das suas fascinantes e inesquecíveis estrelas.
http://www.wook.pt/ficha/razoes-do-coracao/a/id/1526178

Opinião:

Mais um dos livros que veio cá parar a casa e que comprei num pack promocional, e que pensando hoje não teria comprado. Isto não pelo livro, mas porque considero que foi muito caro. Como agora compro os livros todos online, tudo o que passe os cinco ou seis euros já é para mim caro. Com os cerca de vinte euros que custou o pack, hoje compram-se pelo menos três livros.

Bem e este livro? Esteve dois anos na estante, agora foi lido e está no monte de livros que quero vender. Não faz o meu género de história. Ultimamente, tenho lido mais, e cada vez me identifico mais com fantasia ou romance cor-de-rosa de levar às lágrimas. O ano passado foi dedicado às leituras com vampiros, este ano já foram trolls, reinos mágicos e ainda não acabou…

Mas agora voltando ao livro. A protagonista, Lisette, é daquelas heroínas a quem tiram o tapete debaixo dos pés num momento de grande fragilidade. O seu pai morre e ela é traída pelo noivo e pela madrasta. A solução? A fuga.

O seu mundo outrora perfeito, conforto, casa maravilhosa, uma boa relação com o seu pai e madrasta, é abalado com a traição de duas pessoas que ela julgava que a amavam. Mas sucumbindo ao desejo a sua madrasta e o seu noivo mantêm uma relação que é descoberta por Lisette.

Lisette foge e conta com a ajuda de Daniel que tem um espectáculo itinerante de lanterna mágica. Tornando-se ajudante de Daniel, Lisette conhece um mundo mágico e o verdadeiro amor. No entanto decide fugir, Daniel fica inconsolável e ela passará por muitas provações que vêm comprovar a sua coragem para enfrentar a vida e afastá-la da imagem de futilidade que tínhamos inicialmente.

Acaba por ser um livro com uma componente didáctica, já que nos apresenta o início do cinema, fala-nos dos irmãos Lumiére, dos filmes, cenários, de técnicas. Os espectáculos de lanterna mágica com imagens paradas, os sons produzidos à medida que as imagens eram passadas, para imprimir realismo à história que se estava a contar. Há que congratular a autora pelas descrições que nos fornece pois são extremamente detalhadas e interessantes.

Após muitos encontros e desencontros Daniel e Lisette juntam-se e dão fim a esta história de amor, dando os primeiros passos no cinema e produzindo belas histórias.
  

*********************************************

0 comentários:

Enviar um comentário