30/12/2021

Caderno de Leituras do Livrólicos de Cá e de Lá…

Surpresa!! Pois é, quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito organizada e que adoro planear, combinar e criar formas novas de “arrumar” informação. Apesar de ter o blogue e o grupo sinto falta de “ver” o que leio. Desculpem, mas gosto de papel! Então este ano o meu presente para o grupo será um Caderno de Leituras. Para vos dar algo que creio bonito e prático para que organizem as vossas leituras! Gostam da ideia?

Porquê usar um caderno de leitura?

Todos os anos penso que deveria ter um caderno de leituras, mas tenho este blogue, o goodreads, a página do Aromas de Cor e ainda partilho as opiniões no grupo Livrólicos de Cá e de Lá… então porque fazer um caderno? Porque a informação está dispersa e sempre em formato digital, perco informação, seria bonito e porque no fim tenho um caderno físico das minhas leituras desse ano.

Existem pessoas com um jeito incrível para desenhar e dedicam tempo a fazer um Bullet Journal, este é sempre algo muito personalizado, com desenhos, com frases motivadoras, construído do zero, mas eu não tenho jeito para o desenho e não seria capaz de dedicar tanto tempo a fazer isto, por isso optei por um caderno de leitura, criado por mim, que depois posso imprimir.


Mas porque fazer um caderno de leituras?

Para fazer anotações sobre um livro, não esquecer a sua história, personagens ou citações que nos marcaram. Para falar da nossa reação ao livro, a determinado facto ou personagem, como não gosto de sublinhar livros isto para mim é perfeito! 

Eu esqueço-me dos livros que li (e dos que comprei) assim este diário vai certamente ajudar-me a não me esquecer das minhas leituras. Pode ajudar também a seguir o desafio anual, ou as iniciativas que gosto de seguir, a iniciativa #Hol77 que ocorre em Janeiro, o #septemberthrills ou, uma das minhas favoritas, o #outubrodeépoca. 

E gosto de escrever, então qual a melhor maneira de anotar os pensamentos?? Colocar no caderno de leitura. Ainda não sei é se faço digital ou à mão, mas deverá ser digital, pois para colocar as opiniões no blogue e no Goodreads será mais fácil.


Como fazer o caderno de leituras?

O caderno de leituras que fiz para o livrólicos é composto por:

- uma capa linda ( têm várias à escolha com citações de escritores famosos)

-  o desafio anual do grupo Livrólicos de Cá e de Lá…, dividido por meses;

-  e depois teremos uma página para a opinião individual de cada livro, onde deixamos a informação sobre o mesmo, as citações que gostamos e todos os detalhes sobre o mesmo. 

- uma página para as leituras conjuntas, para as leituras de grupo ou em outros grupos,

-  uma página chamada Próximas Leituras, para os livros que vemos e queremos depois ler e anotamos o nome, onde vimos….

- um separador mensal para colorir (a pensar no vosso stress) e dividir as opiniões por mês;

Mas vocês podem organizar como quiserem, eu partilho a versão em word com quem pedir por MP, no grupo deixarei o ficheiro em pdf para que não esteja desformatado nos ficheiros do grupo. 

O importante são as leituras!! Bom ano livrólico!! E acima de tudo bons livros e boas leituras!!


#aromas_de_cor  #desafiolivrólicos #lereessencial

0 comentários:

Enviar um comentário