Chegou a época da fruta, dos laranjas, dos vermelhos, do calor e do verão! Quer dizer verão nem vê-lo mas pronto cada coisa a seu tempo. Estes damascos são especiais, pois foram colhidos de uma árvore plantada por mim! Ainda hoje tenho o hábito de enterrar nos vasos os caroços dos damascos, dos pêssegos e espero para ver se dali sai alguma coisa.
"É conhecido no norte da China desde 2000 a. C., sendo muito cultivado em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e pelos frutos, o damasco (também chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche), comestíveis ao natural e internacionalmente consumidos como passas e em doces." (fonte Wikipédia). O frutos é rico em beta-caroteno, fibras, vitaminas A e E e ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e no combater de muitas doenças.
A compota foi feita para aproveitar os damascos maduros, este ano amadurecerem quase todos ao mesmo tempo com aqueles dias de calor da semana passada. E para não os deixar estragar, cá está mais uma compota. Cor lindíssima, sabor cítrico e adocicado ao mesmo tempo. Não coloquei nenhuma especiaria, queria mesmo conservar o sabor do fruto.
Tempo de preparação: 120 minutos
Dificuldade *
Vegetariano: sim
Para crianças: sim
Ingrediente principal: damascos
Nº de porções para que a receita dá: 6 frascos
Prato: sobremesa, lanche
Ingredientes:
1 kg de damascos
500 gr de açúcar
200 ml de água
Preparação:
Lavar e descascar os damascos. Cortar em pedaços e juntar ao açúcar numa panela.
Adicionar a água e deixar a mistura repousar por cerca de 20 minutos.
Levar ao lume, brando e deixar ferver durante cerca de 1h30.
Mexer bem para não agarrar ao fundo.
Sugestão: preparar umas tostas com queijo camembert cortado em fatias muito finas e colocar um pouco de compota por cima.
Pode acompanhar com panquecas, receita aqui. E ao lanche porque não acompanhar com um licor de canela? Receita aqui.
São servidos? Uma pequena amostra da cor, infelizmente não posso dar a provar por aqui...
Bom apetite!
0 comentários:
Enviar um comentário