01/11/2014

Compota de Marmelo

Os marmelos vieram da casa dos pais, o objectivo era fazer uma marmelada, mas depois esqueci-me de comprar caixas adequadas para a colocar. Os marmelos já estavam descascados e cortados. Já tinha o medido a quantidade de açúcar... então decidi experimentar fazer uma compota aproveitando o desafio do grupo Dia Um... na Cozinha!


Antes da receita deixo-vos um pouco da história e dos usos do marmelo.

A árvore / o fruto: O marmeleiro (Cydonia oblonga), é uma pequena árvore, único membro do género Cydonia, da família Rosaceae, cujos frutos são chamados marmelos. É originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste da Europa. Também é conhecido pelos nomes de marmeleiro-da-europa, marmelo e pereira-do-japão, Fonte: Wikipedia

Componentes: O fruto contém taninos, pectinas, sais minerais, óleo gordo, vitaminas do complexo B e C, as sementes contém cerca de 20% de mucilagem, glicósidos cianogénicos (incluindo amigdalina), óleos e taninos.

Usos: Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-se marmelada. Também se consome cozido ou assado.

Propriedades: Tem acção emoliente (amacia e acalma a pele e as mucosas inflamadas), anti-diarreica devido às pectinas e mucilagem, devido ao alto teor em taninos. É útil em inflamações gastrointestinais, síndrome do colón irritável, constipações e bronquites. O fruto e o seu sumo podem ainda ser utilizados como elixir oral ou gargarejo contra aftas, problemas de gengivas e dores de garganta. Quando cozinhado, o fruto perde grande parte da sua adstringência. O xarope de marmelo é recomendado como bebida digestiva e ligeiramente adstringente. Externamente, utilizam-se as sementes em inflamações cutâneas, queimaduras e hemorróidas. (Fonte: Mulher sapo)

Ingredientes:

1, 600 kg de marmelo
1 kg de açúcar
200 ml de água
limão
canela


Preparação:

Descascar o marmelo e retirar os caroços (eu reservei os caroços para fazer geleia e as cascas para fazer licor). Cortar os marmelos em pequenos cubos e reservar.

Adicionar o sumo de 1 limão e 4 ou cinco cascas. Juntar 1 pau de canela, o açúcar e por fim a água.

Levar a lume brando por cerca de 90 minutos. Mexer de vez em quando para não agarrar ao tacho!


Esta compota já vai para os cestos de Natal!




Vejam mais ideias para os vossos cabazes de Natal na página do Facebook: Dia Um... Na Cozinha ! Certamente irão encontrar ideias deliciosas, o difícil vai ser escolher não será o fazer!

5 comentários:

  1. Olá ;).....
    Que aspecto magnifico e delicioso :)..... Excelente sugestão!

    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena!
    Adoro compota de marmelo, marmelada, geleia de marmelo, enfim, este é dos frutos de outono que eu não dispenso. A cor dessa compota está linda e irresistível. :)
    Gostei da tua sugestão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Deve ter ficado irresistível, pois a aparência é essa mesmo.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Acho que gosto até mais do que de mamelada!
    Beijinos

    ResponderEliminar