23/06/2013

Churrasco

E hoje como não podia deixar de ser, foi dia de churrasco! O calor chegou e nestes dias nada melhor que uma carne assada com uma bela saladinha a acompanhar. O molho do tempero é feito com pimentão caseiro, a receitas é fácil, e todos os anos feita pela minha mãe, para os grelhados de Verão.

Pimentão caseiro
Lavar e cortar 4 quilos de pimentos (em pedaços médios), retirar as sementes, dispor em camadas, e em cada camada juntar um punhado de sal. Ir intercalando o pimento com o sal até chegar ao cimo do recipiente. o objectivo vai ser colocar o pimento numa espécie de salmoura, durante cerca de um mês. Findo esse tempo, retirar os pimentos e passar. É possível que por cima apareça uma espécie de camada branca, para evitar que esta camada apareça, mexer todos os dias.

O tempero de churrasco
Este tempero pode ser usado em bifanas ou entremeadas, para grelhar ou fritar.
Lavar a quantidade de carne desejada (cá por casa cerca de 1 kg), juntar 4 dentes de alho às rodelas, 2 dl de vinho branco, um pouco de sal (a massa de pimentão já é por si salgada) e louro. Pode ainda juntar-se alecrim.


A carne deve estar nesta marinada cerca de duas horas antes de ir a grelhar ou fritar. Se preferir fritar a carne, pode triturar os alhos, ficando um molho depois mais denso.

O resultado final foi o que se pode ver em baixo! Delicioso!



0 comentários:

Enviar um comentário