14/01/2022

A saga da Irmandade da Adaga Negra

 

A saga da Irmandade da Adaga Negra

Uma leitura Non-stop e compulsiva, eu gosto muito de fantasia, e também de livros com vampiros, já tinha lido muitas opiniões sobre esta saga e adiei sempre a leitura. Isto porque é composta por 18 livros publicados em Portugal, mas em Outubro não resisti e peguei num, li o primeiro e não consegui parar.

Esta saga de livros é escrita por uma escritora que se chama Jessica Bird, mas que adoptou o pseudónimo de J. R. Ward, começou a Irmandade da Adaga Negra há 15 anos e a autora já foi premiada com 2 prémios RITA.

A saga intercala-se com outras, os chamados spin-offs, com personagens que saem desta saga principal e têm as suas próprias histórias. Em baixo deixo a ordem de leitura da série. Eu optei por só ler mesmo os livros da Irmandade, mas a saga dos Anjos Caídos pode ser lida a partir do volume 9 pois passa-se em simultâneo, e inclusive (spoiler) uma personagem maléfica volta para atormentar a irmandade!! Isto no volume 18…

 

A ordem de leitura da saga da Irmandade da Adaga Negra (IAN) é a seguinte (incluindo spin-offs):

1. Na Sombra da Noite (Irmandade da Adaga Negra #1): Wrath e Beth

2. Na Sombra do Dragão (Irmandade da Adaga Negra #2): Rhage e Mary

3. Na Sombra do Pecado (Irmandade da Adaga Negra #3): Zsadist e Bella

4. Na Sombra do Desejo (Irmandade da Adaga Negra #4): Butch e Marissa

5. Na Sombra do Sonho (Irmandade da Adaga Negra #5): Vishous e Jane

6. Na Sombra do Amor (Irmandade da Adaga Negra #6): Phury e Cormia

Conto do Livro Guia Oficial da Série: Meu Pai (Zsadist & Bella) - não saiu em Portugal.

7. Na Sombra da Vingança (Irmandade da Adaga Negra #7): Rehvenge e Ehlena

8. Na Sombra do Destino (Irmandade da Adaga Negra #8): John e Xhex

9. Na Sombra do Perigo (Irmandade da Adaga Negra #9): Payne e Manello

Anjos Caídos #1: Cobiça (Vin & Marie Terese)

Anjos Caídos #2: Desejo (Isaac & Grier)

Anjos Caídos #3: Inveja (Veck & Reilly)

Anjos Caídos #4: Êxtase (Matthias & Mels)

Anjos Caídos #5: Possessão (Duke & Cait)

Anjos Caídos #6: Immortal (Jim & Sissy)

10. Na Sombra da Vida  (Irmandade da Adaga Negra #10): Tohrment e Autumn

11. Na Sombra da Paixão (Irmandade da Adaga Negra #11): Qhuinn e Blay

12. O Rei (Irmandade da Adaga Negra #12): Wrath e Beth

13. Os Sombras (Irmandade da Adaga Negra #13): Trez e Selena

Legado:  #1 Beijo de Sangue: Paradise e Craeg (Spin-Off: Série Legado da Irmandade da Adaga Negra)

14. A Besta (Irmandade da Adaga Negra #14): Rhage e Mary

Legado: #2 Voto de Sangue: Axe e Elise (Spin-Off: Série Legado da Irmandade da Adaga Negra)

15. A Escolhida (Irmandade da Adaga Negra #15): Xcor e Layla

Legado: #3 Blood Fury: Peyton e Novo (Spin-Off: Série Legado da Irmandade da Adaga Negra)

#15.5: Dearest Ivie (Silas & Ivie) – não publicado em Portugal

16. A Ladra ( Irmandade da Adaga Negra #16): Sola e Assail

#16.5: Prisioneiro da Noite: Ahmare e Duran – não publicado em Portugal

17. O Salvador (Irmandade da Adaga Negra #17):  Murhder e Sarah

Legado: #4 Blood Truth: Boone e Helaine (Spin-Off: Série Legado da Irmandade da Adaga Negra)

Conto de Natal: Where Winter Finds You (Trez & Therese)

18. O Pecador (Syn & Jo Early)

Prison Camp #1:  The Jakal: Nyx e Jackal (Spin-Off: Série Prison Camp)

Conto de Natal: A Warm Heart in Winter: Blay e Qhuinn

19. Lover Unveiled: Sahvage e Mae

The Lair Of The Wolven #1: Claimed (Lydia Susi & Daniel Joseph)

Prison Camp #2: The Wolf (Lucan & Rio) (Spin-Off: Série Prison Camp)

20. Lover Arisen (Balthazar & Erika) »  (Lançamento EUA: 05/04/2022)

The Lair Of The Wolven #2: Forever (Lydia Susi & Daniel Joseph) » (Lançamento EUA: 26/07/2022)

21. Lassiter » (Lançamento EUA: 2023)

 

-- Sobre o enredo de Irmandade da Adaga Negra --

A história apresenta-nos uma sociedade vampírica que vive numa cidade chamada Caldwell. A sociedade é dividida em classes, a glymera, sendo a nata da sociedade, que é protegida por um grupo de vampiros guerreiros, treinados e criados para defender os vampiros da maléfica Sociedade dos Minguantes (os lessers), seres criados pelo Omega que tem como objectivo a extinção da Irmandade e de todos os vampiros.

A irmandade é ajudada pelas Escolhidas, fêmeas superiores, que vivem numa espécie de paraíso com a Virgem Escrivã, uma deusa que de certa forma criou um programa de reprodução que deu origem aos guerreiros da Irmandade e às escolhidas que os servem. Mas os tempos evoluem e com Wrath assumindo o papel legítimo de monarca as coisas vão mudar e evoluir para uma sociedade mais adaptada aos tempos modernos como iremos ver ao longo dos livros. Não me consigo decidir qual o meu favorito, mas gostei muito da história de Vishous e Murdher.

A constante luta da irmandade a par com a batalha contra o mal que assola a cidade e os seus amores, dilemas pessoais, lutas interiores e acompanhados por personagens caricatas, como o anjo Lassiter e personagens com aptidões especiais de outros reinos, como os Sombras, ou os symphats… esta sociedade reflete a luta constante pelo equilíbrio, o predomínio do bem sobre o mal, a justiça… não podemos ler estes livros de forma independente, a autora criou uma rede de histórias, de personagens que se entrelaçam e combinam-se no universo fantástico, interessante e complexo que é a saga da Irmandade da Adaga Negra.

O Guia Oficial (não publicado em Portugal), lançado depois do volume 6. O guia detalha o perfil de cada irmão e tem cenas não publicadas nos outros livros e a história detalhada sobre o nascimento de Nalla, uma bebé vampírica filha de Zsadist e Bella, irmã do rei sympath.

 

Saga Anjos Caídos (Fallen Angels) - publicada em Portugal

A saga decorre em Caldwell, em simultâneo com as histórias que decorrem na saga da Irmandade Negra, entre os volumes 9 e 10. São 6 volumes que retratam os pecados capitais, conta-nos o que acontece a Tohrment após a perda da sua shellan, o que é interessante pois não sabemos muito sobre isto. A saga foca-se, num anjo em especial, mas não é Lassiter! Acabam por aparecer muitas personagens da Irmandade, como Trez, iAm, Xhex, De La Cruz, Veck, e Devina a vilã da saga, e reaparecerá mais tarde, os vilões de Ward tendem a desaparecer e a voltar.

 

Saga O Legado (Legacy) - não publicada em Portugal

Na saga da Irmandade cada livro retrata uma história de amor individual focando-se muito no casal, no entanto, não deixamos de acompanhar os outros casais, os seus desafios, a evolução na sua relação, fiquei com muito medo, por exemplo do que se passava com o casal Vishous e Jane… Bom a saga Legado, seria um spin-off da saga principal, no entanto, acabou por ser muito mais que isso retratando situações cruciais em detalhe que não foram referidas ou tão detalhadas na saga principal, e claro acompanhamos os relacionamentos de novos casais que desafiam normas da sociedade, a moral e os bons costumes…

 

Saga Prision Camp - não publicada em Portugal

Um spin-off da saga da Irmandade da Adaga Negra, que retrata as histórias dos prisioneiros que vivem no campo secreto da glymera. A ser lida a seguir ao livro 18 da Irmandade da Adaga Negra.

 

The Lair Of The Wolfen - não publicada em Portugal

Uma saga que continua no mundo da Irmandade, que retrata a história de uma cientista que tudo fará para salvar os lobos cinzentos. A saga já conta com dois volumes.

 

A Caldwell Christmas - não publicadas em Portugal

Livros independentes que se passam na época natalícia, Série de livros independentes, que se passam no universo de IAN, e que são ou não relacionados ao fim do ano. Os dois livros são: Where Winter Finds You, que se fica sobre o casal Trez e Therese e  e A Warm Heart in Winter que recupera um dos casais mais simbólicos da Irmandade, Blay e Quinn.

Outros: Guia Oficial da Série: Um livro com um conto inédito de Zsadist e Bella, cenas excluídas dos livros, várias curiosidades e uma troca de diálogos simplesmente indescritível entre a própria autora e os Irmãos.

História familiar – Mistérios noturnos – Dec. 2008, (contém um conto escrito por J.R. Ward que se passa no mesmo universo).

Ainda não li os spin-offs e certamente irei fazê-lo, de salientar que o volume 19 deve estar quase a sair. Mas ainda não é desta que chegamos à história de Lassiter… faltam uns poucos para lá chegarmos. O que dizer desta série? É fantástica! Um mundo complexo, fantástico e ao qual nos rendemos sem dar conta.

Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

#desafiolivrólicos2021 #aromas_de_cor #lereessencial

0 comentários:

Enviar um comentário