08/01/2022

Os meus blogues preferidos!!

Quem vive de livros e vive para os livros, lê opiniões, procura informações sobre séries, livros do momento, livros mais antigos, informações sobre autores… e onde encontramos esta informação?

Em blogues literários! Temos blogues para todos os géneros, preferências e cima de tudo que nos falam! Todos praticam um pouco de livroterapia, de biblioterapia, falam de livros, de autores, de sentimentos para com o livros, as suas personagens e a sua história. E refletem que um mesmo livro, por exemplo, não nos fala a todos da mesma maneira! Abaixo encontram os meus preferidos, os que sigo e os que gosto!



1. Livros? Gosto!

https://livrosgosto.blogspot.com

No blogue da Maria João Covas a primeira publicação data de Julho de 2017. As suas opiniões são fantásticas. Eu adoro ler, ouvir e ver os conteúdos partilhados por ela no blogue, página de Facebook e no seu canal?



2. Um blog entre bibliotecas: 
http://www.umblogentrebibliotecas.pt


A Liliana tem um projecto de doação de livros a bibliotecas. A par com as suas opiniões tem fotos fantásticas. No blogue diz: “Eu, Liliana Carvalho, sou "apenas" uma blogger. Não sou uma biblioteca, não trabalho em bibliotecas, e a minha lealdade e homenagem é para com todas as bibliotecas de Portugal (e do mundo), sejam elas municipais ou de freguesias ou de hospitais, sejam elas de que tipo forem, desde que ofereçam os seus serviços ao público: Livros, filmes, jogos, música, jornais, cultura, actividades, ... 

As bibliotecas fascinam-me, foram e continuam a ser o meu refúgio e criei este blog/projecto para as homenagear e dar-vos a conhecer o mundo das bibliotecas, e o que elas nos têm para oferecer, enquanto o meu blog vos oferece também a parte de blog literário: onde comento os livros, filmes, séries, etc que leio/vejo e partilho convosco, entre algumas publicações de interesse geral, cultura, lendas e mais que podem descobrir aqui neste cantinho.” Tem página no Facebook.”


 


3. As Leituras da Fernanda:
http://as-leituras-da-fernanda.blogspot.com

O blogue existe desde Janeiro de 2005. A sua autora é a Fernanda, que nos diz: “Olá! O meu nome é Fernanda Carvalho e confesso, sou uma aficionada por tudo o que diga respeito a livros. :) Para mim ler não é apenas ler. Ler é voar. É descobrir o mundo. É encontrar coisas nossas nas histórias dos outros. Este blog é o registo dos livros que li, que quero ler, que comprei, que quero comprar, que me ofereceram ou que me emprestaram. Enfim, os livros com que me cruzei e que de uma forma ou de outra deixaram uma impressão nas páginas da minha vida.” A Fernanda já deu entrevistas partilhando a sua opinião sobre diversos autores, sobre os livros que lê, as sua opiniões são sempre muito concisas e focam-se no livro, mas personagens e na história. Gosto muito da sua maneira de escrever. Tem página no Facebook.


 

4. Algodão Doce para o Cérebro: 
https://algodaodoceparaocerebro.blogspot.com


As Autoras: Ne e Mafi, em baixo deixo a descrição que deixam no seu blogue de cada uma delas.

Ne...

Sem acento agudo ou circunflexo e completamente viciada em Nora Roberts, Inês Santos nasceu e mora em Coimbra. Sempre com uma resposta na ponta da língua, não deixa nada por dizer, seja um elogio ou uma crítica. Desde ontem que não lê nada, porque tem estado a organizar este maravilhoso blog! Promoções? É com ela! Detentora de uma biblioteca paradisíaca , adora emprestar os seus livros. Tenta cumprir os seus planos de leitura, mas deixa-se facilmente levar pelas novidades que aparecem. Habituada às andanças dos blogs, deu-lhe para criar mais um e claro que eu não poderia recusar não é? Afinal como é que posso resistir à minha e-bff que me oferece livros no Natal e manda-me sms a meio das aulas a perguntar se eu quero ir ao cinema em Coimbra?! 

Mafi...

Lady M, *Eme*, Mafalda Férias, ela tem muitos nomes, mas o que tem de melhor é que é sempre a mesma: uma personagem e tanto! Podemos contar com ela para ler livros do mais eróticos possíveis, para saber as últimas novidades ainda antes de as editoras saberem, para ler opiniões de metro mas sem palha nenhuma, enfim! Eu é que sei o que me riu e o que aturo. E só sei que desde que conheço a Mafi a minha sobrancelha direita está sempre um pouco mais acima que a esquerda, sempre à espera da próxima dela! É por estas e por outras que este projecto me entusiasmou tanto, por finalmente poder trabalhar com ela e criar algo com qualidade e com muito boa disposição! Para durar... é o que eu acredito.


 


5. Quando se abre um livro:
 
https://quandoseabreumlivro.blogspot.com

A Daniela Maciel  é a autora deste blogue, a primeira publicação data d Julho de 2012. “Este é o meu novo blog, dedicado unicamente à minha grande paixão que são os livros. Será um espaço onde escreverei as minhas opiniões, partilharei gostos, desejos, aquisições, tudo na esfera da literatura. O nome do blog Quando se abre um livro… deve-se ao facto de que tudo pode acontecer quando pegamos num livro e nos perdemos nas suas páginas. As emoções, as histórias, as personagens, os dramas, os sorrisos, são imensos. Um livro é um verdadeiro amigo que nos transporta para outras realidades, outros mundos, e nos proporciona aventuras inesquecíveis!”

Adoro o desafio que lançou no ano passado, o Ataque à estante, creio que o vou fazer aqui em casa este ano a par com o desafio do Livrólicos. A Daniela é também a autora do livro A maldição na casa da colina e também tem uma página no Facebook.



 
6. Leituras e devaneios:

http://leituras-e-devaneios.blogspot.com


A Mónica fundou este blogue em 2008, “para expor os meus devaneios pessoais e algumas opiniões (que valem o que valem) sobre alguns dos livros que vou lendo. A leitura é definitivamente uma paixão e, comprar livros um tremendo vício! Não fumo, não bebo bebidas alcoólicas (aliás o chá é a minha bebida preferida) e não gosto de noitadas, em alguma coisa tinha de gastar o €€ que, como actual desempregada, não se pode dizer que tenha de sobra LOL.Existem muito bons blogs por essa blogosfera fora que falam sobre livros. Este que agora se inicia não aspira sequer a chegar aos calcanhares da maioria. Os meus gostos literários recaem mais sobre literatura fantástica e histórica, se bem que há de tudo um pouco na minha modesta mini-colecção literária.Espero que gostem deste meu cantinho que é de todos e que deixem o vosso comentário ou sugestões literárias. São todas/os muito bem vindas/os.”. Tem página no Facebook.

 



7. Estante de Livros: 
https://www.estantedelivros.com/2010/03/blogs-literarios.html


A autora do blogue chama-se Célia, a primeira publicação do mesmo é de Julho de 2007 e diz:  “O principal motivo que me leva a abrir este blog dedicado aos livros é o meu amor por eles. Para mim, há poucas coisas que se comparem à sensação de imergir-me numa história bem contada, imaginar personagens, locais e momentos e sentir-me transportada para um mundo diferente. E sabe tão bem ler um livro onde é possível saborear cada palavra escrita…”. Tem página no Facebook.

 


8. Crónicas de uma Leitora: 
https://cronicasdeumaleitora.blogspot.com

Um blogue composto por três autoras:  Adeselna Davies, Mafi, Titinha SCaeiro e Vera Carregueira. Que se descrevem desta forma: “Somos três amigas completamente fascinadas por livros, filmes e séries. A nossa missão é mostrar as novidades da semana, destacar alguns livros que recebemos e escrever as nossas opiniões, sempre honestas, do que vamos lendo. Queremos trazer também as novidades das adaptações de livros ao grande ou pequeno ecrã.”

 



9. As leituras do Corvo:
 
http://asleiturasdocorvo.blogspot.com

A autora deste blogue é a Carla Ribeiro, diz-se: ”Apaixonada por livros e por toda a magia que neles existe. Vivo nas palavras os sonhos de mil mundos.” A primeira publicação no blogue data de Janeiro de 2009. Tem página de Facebook.

 





10. A Viciada dos Livros:

http://aviciadadoslivros.blogspot.com

É um blogue de três ávidas leitoras, a Raquel, a Carla Marques e a Ana. As opiniões estão divididas pelas autoras e cada uma delas revela ter gostos diferentes mas sempre com óptimas leituras! Têm também página no Facebook. 




11. Histórias soltas presas dentro de mim:
https://wwwescrevinhados-cantarinha.blogspot.com

Este foi um dos blogues mais recentes que comecei a seguir. Conheci a Célia através de um grupo de livros e desde aí que anseio pelas suas opiniões. O Blogue da Célia Gil, professora de português, com uma enorme paixão pela biblioteca da sua escola! Escreve pensamentos soltos, histórias, poemas e umas resenhas fantásticas!! Leitora ávida. Com uma voz fantástica, que nos deixa sugestões de leitura excelentes e a não perder! 

 


E conhecem este meu blogue? O Aromas de Cor:  http://aromasdecor.blogspot.com

Este é o meu modesto cantinho, começou em 2012, quando atravessei uma fase de mudança na minha vida profissional. Acompanha os meus interesses, as diferentes etapas da minha vida. Quando me interessei por culinária, e coloquei as receitas que ia fazendo. Quando me preocupava com a organização e partilhava as listas de ementas e compras.  Quando  veio o baby, e partilhei as minhas aulas, algumas das minhas aventuras neste novo mundo de mãe. Os hobbies de sempre, o croché, a costura e a leitura (sempre a leitura).

O blogue divide-se em várias secções:

- Home: onde se encontram as publicações por data;

- Eu e o blog: publicações sobre as mudanças que também o blogue já atravessou, as mudanças de visual, de organização, as datas especiais…

- Pequenos Prazeres, tem subcategorias:     

.Leituras: onde deixo todas as minhas opiniões sobre os livros que li, os desafios livrólicos, temas ligados à leitura/literatura.

.Filmes: opiniões sobre filmes/séries 

. Crochet: trabalhos que já realizei em crochet.

. Costura: as minhas costurices.

. Jardinagem: as flores que já plantei, apanhei e vou cuidando.

- Coisas que me inspiram: cores, estações, objectos, receitas…

E outras mais como: 

- Baby

- Ementas

- Receitas

- Festividades

- Afiliados

- Outros cantinhos (de receitas, de leituras…)

Foi desenhado por mim, e ainda hoje, me debato com o html quando quero acrescentar uma nova secção ou fazer alguma mudança. Mas vou conseguindo, com tempo e paciência. Já percorri um longo caminho, fará 10 anos este ano e é notória a minha evolução, na escrita, nos conteúdos… mas sempre bem acompanhada pelos livros e pelas pessoas que deles gostam.

 

Existem centenas de blogues, se calhar melhores que estes, mais cultos, com leituras mais interessantes, com outras  temáticas, mas estes são o pai que eu sigo e aprecio, e quando procuro uma opinião sobre um livro são aqueles que vejo primeiro!

 

Boas leituras!!!



1 comentário:

  1. Obrigada por nos incluires ☺️ maior felicidade de uma Blogger.
    Parabéns pelo teu ����

    Beijinhos
    Ne e Mafi
    Algodão Doce para o Cérebro

    ResponderEliminar