09/01/2022

A vida livresca de Nina Hill, Abbi Waxman

A vida livresca de Nina Hill, Abbi Waxman

Edição: 10-2021

Editor: Topseller

Páginas: 336

SINOPSE

Nina Hill tem uma vida confortável: trabalha numa livraria, participa em concursos de cultura geral com uma equipa fantástica, tem uma agenda muito organizada onde anota tudo o que é importante e partilha a casa com o seu gato Phil. 

Filha única de uma conceituada fotógrafa que se tornou uma mãe ausente devido às constantes viagens, é nos livros que devora a toda a hora que Nina encontra o seu refúgio e os seus momentos de verdadeira felicidade.

Quando recebe a notícia da morte do pai, de quem nunca soube nada, Nina fica em choque. De um momento para o outro, o seu núcleo familiar passa a incluir um irmão, três irmãs e vários sobrinhos e sobrinhas, todos a viverem perto! E pior… Esta horda de desconhecidos parece estar cheia de vontade de conviver com ela, o que vai totalmente contra as suas tendências antissociais.

Como se essa não fosse já uma mudança suficiente na sua rotina, Nina vê-se também perante a presença cada vez mais constante de Tom, o seu maior adversário nas noites de quiz, que afinal até é um homem querido, divertido e profundamente interessado em conhecê-la melhor.

Será ela capaz de sair da sua zona de conforto e trocar a ficção pela vida real?

Finalista do prémio Goodreads para Melhor Livro de Ficção.

                                                     ************

Início: 03/01/2022 Término: 08/01/2022

Opinião: Que bela maneira de começar o meu ano livrólico dentro do meu género favorito e com um dos temas que mais gosto, livros sobre livros ou livrólicos apaixonados!  Nina Hill é uma protagonista fantástica, dotada de uma imaginação que só posso caracterizar como hiperactiva e de uma personalidade única! Nina constrói histórias dentro da sua cabeça, olha para uma cliente e imagina como a poderia matar enquanto sorri; quando decide mudar o seu método de organização e passar de uma agenda a um bullet journal inventando a história de uma Brooke que iniciou este método, descrevendo-a como uma viciada em maquiagem e Instagram que lança uma empresa à escala mundial…  histórias, personagens que ganham vida dentro da sua imaginação, e que se desenrolam em simultâneo com a sua vivência no mundo real. Mas apesar de toda esta imaginação, nunca lhe tinha ocorrido que iria ter notícias do seu  pai… que lhe deixa uma herança e uma família peculiar!

Nina que é uma pessoa extremamente organizada, fiel a uma rotina quase monitorizada ao cronómetro vê a sua vida “ invadida” pelas personagens peculiares que pertencem à sua nova família. Nina não está  feliz, nem os quer receber de braços abertos, pois não só interrompem a sua rotina, como também as suas noites de quiz, onde Nina encontra Tom, um rival que lhe faz acelerar o coração. A parte da história sobre a agenda é hilariante, Nina consegue sempre encontrar-se com Peter o sobrinho, Archie o irmão, mas não consegue arranjar um furo para jantar com Tom? Mesmo quando ele a topa e tenta jantar no dia em que ela tem marcado na agenda 3h de nada??? Acho que Tom até considerou ver a maratona de filmes da Jane Austen… Nina, Nina… ele está enamorado!! E Nina um pouco solitária e indecisa entre o inesperado e o planeado (entre pertencer a pessoas e viver com inesperados ou viver com os seus livros e a sua rotina organizada): 

O átrio de entrada da biblioteca era lindo, como o de uma catedral, e Nina olhara em volta e percebera que nunca se lhe esgotariam as coisas para ler, e essa certeza encheu-a de paz e satisfação. Pouco importava as porcarias que acontecessem, enquanto houvesse no mundo livros por ler, ela estava bem. Estar rodeada de livros era o mais próximo que já se sentira de pertencer a um grupo. Os livros davam-lhe apoio, e a não ficção, pelo menos, revelava-se disposta a lutar.”, capítulo 16.

Mas o destino reserva-lhe algumas aventuras… Tom e Nina encontram-se no casamento do irmão dele e começam uma relação, o seu mundo seguro vai abanar com a notícia do senhorio da loja onde trabalha… nestes momentos vemos  Nina fugir para o seu mundo seguro, mas sempre com alguma ficção pelo meio, em especial os diálogos com o seu gato… entre eventos inesperados, como a leitura do testamento, o receber um carro, uma carta do pai, participar numa manifestação, criar um laço com a sobrinha rebelde Lydia e fazer as pazes com Tom… Nina vai abandonar a sua rotina e abraçar estas novas relações e o inesperado!

Confesso que me identifiquei um pouco com Nina, a minha cabeça encontra-se sempre repleta de ideias (nao histórias), sei um facto estranho ou dois… tenho a mania da organização, este ano, pasmem-se não comprei agenda e optei por um caderno para anotar tudo e nada… o meu humor é um pouco como o dela e sou certamente capaz de lançar uns comentários mordazes!

A autora tem uma escrita que só posso descrever como cativante, as palavras fluem de tal forma que quando dei conta já li mais um capitulo, e é por isso que este se torna um livro de muito fácil leitura. 

Classificação: 5 *****

Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial

0 comentários:

Enviar um comentário