Foi designado para o dia 27 de janeiro, O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e é um dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazis e os seus seguidores que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganos, polacos, homossexuais, deficientes, comunistas entre outros, durante a II Guerra Mundial.
O #Hol é uma iniciativa da Dora Santos Marques, iniciada há 5 anos no seu blogue e agora canal.
O #Hol77, é assim designado pois passam 77 anos da libertação dos campo, vai na sua 5º edição. E durante o mês de Janeiro, a iniciativa contempla ler livros sobre a II Guerra e o Holocausto, sendo assim um mês dedicado a esta temática. E depois durante o ano já não lê tanto, porque considera uma temática pesada.
A Dora contará com o apoio de editoras e iniciativas da própria, para nos surpreender. Decorre de 1 de Janeiro até 31 de Janeiro. Vai ainda deixar uma lista de livros que vale mesmo a pena ler sobre esta temática, tem também os livros classificados por ficção e não ficção e conta com um Top4:
#4: Canção de Embalar de Auschwitz
#3: A bibliotecária de Auschwitz (história verídica)
#2: Sob um céu escarlate, Mark T. Sullivan
#1: Os bebés de Auschwitz, de Wendy Holden (a Dora recomenda e não se cansa de recomendar)
O supra sumo da leitura desta categoria: O diário de Anne Frank
Entre os seus livros sobre este tema tem ainda:
- Os últimos 7 meses de Anne Frank, Willy Lindwer;
- O mundo em que vivi, Ilse Losa;
- Sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz Konig;
- O rapaz do Pijama às riscas, John Boyne (adaptado para filme, e eu considerei maravilhoso),
- A rapariga que roubava livros, Markus Zusak (adaptado ao cinema, ainda não o consegui acabar de ler, comecei mas deixei...);
- A contadora de histórias de Jodi Picoult;
-Se isto é um homem, Primo Levi, este temos mesmo que ler, ela ainda não leu J!
A Dora planeia nesta iniciativa de 2022, ler para o #Hol77: Três Irmãs, O Homem mais feliz do Mundo, Vida Adiada, de Dita Kraus, O diário de Helga da Helga Weiss, A biblioteca de Paris de Janet Skeslien Charles, O Comboio da Esperança de Gill Thompson.
Eu recomendo A biblioteca de Paris, O Tatuador de Auschwitz, Cilka, A provadora, e quero muito ler Três Irmãs o terceiro livro desta trilogia. Favoritos de sempre: A Agenda vermelha, Um Amor perdido e Quando Hitler roubou o coelho cor de rosa.
Deixo abaixo os vídeos do canal da Dora sobre esta iniciativa e partilho convosco também uma foto de alguns dos livros querendo na estante sobre a temática Holocausto e II Guerra Mundial.
#Hol77: https://m.youtube.com/watch?v=_yW90fAcuKE
As leituras da Dora no #Hol77: https://m.youtube.com/watch?v=eZTUfdIaCLI
Top4 livros: https://youtu.be/Du0Pu9ctfTs
Os livros do Holocausto da Dora: https://youtu.be/l2J4DbhsMOE
0 comentários:
Enviar um comentário