07/01/2022

Dia do Leitor!

dia 07 de janeiro é celebrado anualmente o Dia do Leitor, esta data homenageia os apaixonados pela literatura. Este hábito é importante para o exercício da capacidade de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. 


Além disso, ainda pode funcionar como medida terapêutica, amenizando os sintomas de stress causados pelo isolamento social, nesta fase pandémica que estamos a viver. Por isso pratiquem livroterapia, hoje e todos os dias!!

leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor

O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história

É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe somente no mundo da história e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo. 

Como leitores somos pessoas privilegiadas, pois podemos escolher as história onde podemos navegar, interromper a leitura, ler mais um capítulo… podemos fazer tantas coisas!! 
Todo o livro que lemos nos ensina algo, nos transmite uma mensagem ou fala connosco de uma maneira individual e única.  É isto a beleza de ser um leitor, apreciar algo de uma maneira única e que marca cada pessoa de maneira diferente! Somos o que lemos, o que vivemos e o que sentimos, e ler faz-me sentir bem e feliz por isso enquanto eu puder haverá sempre uma leitura a acompanhar-me!


Deixem-nos sonhar, viver em mundos de fantasia, chorar, rir, calcorrear os montes das palavras e ultrapassar montanhas de histórias. Para no dia seguinte abrir um livro e começar uma nova caminhada!

Mas sem nunca esquecer que um dia… 

Bom dia do Leitor !!


0 comentários:

Enviar um comentário