02/01/2022

Os meus booktubers portugueses favoritos

Eu confesso que isto de ver vídeos nos canais de YouTube e segui-los pelo YouTube ainda é algo novo para mim. Nestes últimos dois anos tenho verificado um crescimento neste tipo de publicações e, ainda que ache que o digital não é para mim, confesso que gosto muito de ver o que alguns booktubers publicam, certo é que, fiquei a conhecer novos livros, iniciativas, datas a assinalar… entre outras coisas muito interessantes e que se perdem nos blogues ou grupos de Facebook.

Os booktubers trazem-nos não somente vídeos que falam de livros que podem ser potenciais leituras, assim como nos permitem conhecer melhor a pessoa que está por trás do seu canal  e isso faz-se muito mais rapidamente, que por exemplo, num grupo ou num blogue!

Há sensivelmente 10 anos que a comunidade portuguesa de youtubers se uniu e começou a criar canais e conteúdos digitais inspirados pelos booktubers americanos e brasileiros. Acho que o objectivo destes booktubers, é o mesmo de um blogger, ou de um administrador de um grupo de leituras no Facebook, ou o de um bookstragrammer, isto é, sempre o de promover a literatura e a discussão sobre os mesmos, dar a conhecer novos géneros, novos autores, por vezes tirar leitores da sua área de conforto e levá-los a ler livros que nem sequer pensavam… como se faz isto? Ora, a informação está mais acessível, as pessoas querem coisas mais imediatas, e vídeos que duram 3 a 4 minutos são a maneira perfeita de o fazer. 

Os booktubers para além de falarem sobre as suas leituras acabam também por ser um elemento determinante e primordial para as editoras, funcionando como pontes de divulgação de novos lançamentos e autores. Um aparte, aborrece-me por vezes, ver que a divulgação é feita quase por obrigação, o que resulta numa opinião algo forçada. Estes booktubers são também promotores de eventos de convívio, por exemplo, encontros na feira do livro, com autores, maratonas de leitura tudo isto acaba por fomentar a relação com os seus subscritores e alcançar outros potenciais!

Creio que com a nossa realidade actual, o digital veio para ficar, para ganhar a atenção dos miúdos há que investir nas redes sociais e nestes tipos de conteúdos, eu sou fã de papel, mas é verdade que as novidades, as opiniões, as plataformas de compras de livros on-line como a Tradestories, me chegam todos através das redes sociais seja, no Facebook, no Instagram ou no YouTube. Já dei por mim a procurar uma opinião sobre um livro no YouTube antes de o adquirir, cada vez mais procuramos ter mais informação, mais rapidamente é esta é sem dúvida, uma das melhores maneiras de o fazer. E também as editoras se aperceberam disto, é frequentemente vemos sorteios de livros oferecidos por editoras, exemplares de avanço dados aos booktubers, edições especiais e limitadas a que podem aceder antes do comum leitor… e tantas outras coisas que são utilizadas para dar visibilidade ao livro, ao autor e à editora! 

Mas voltando ao tópico desta publicação, em Portugal, um dos canais mais antigos é o da Christiana Lameiro, chamado O Diário da Chris, mas ao longo dos anos, foram aparecendo outros dos quais gosto muito. Optei por mencionar 8 dos canais de YouTube que sigo, importante não passo o dia a ver vídeos, mas guardo, parte de uma tarde, pó exemplo, para ver o que foi publicado. 


                                                                            ********

1: Books & Movies - Dora Santos Marques

Eu adoro os vídeos da Dora!! Com ela conheci iniciativas fantásticas!! Nomeadamente a de Janeiro como o #Hol77! A Dora Santos Marques anima o canal de uma forma muito interactiva, a sua maneira de comunicar é muito envolvente e divertida, por isso acho que é um dos meus canais favoritos, pois a Dora é muito expressiva, partilha imensas opiniões, e está sempre pronta a dar conselhos de leitura excelentes!

Canal: https://m.youtube.com/c/dorasantosmarques#menu

                                                                            ********

2: Sandra Sousa – Mil estrelas no colo

A Sandra é do Funchal. E eu adoro ouvi-la nos vídeos! Depois de vários anos a gerir o seu blogue decidiu criar o seu canal para partilhar desta forma as suas leituras. A Sandra lê vários géneros de livros, mas eu confesso que fiquei fã dela pela sua iniciativa do #outubrodeépoca e as leituras dentro do género de romance de época! Promove todos os meses uma leitura conjunta!

Facebook: https://www.facebook.com/Milestrelasnocolo/

Canal: https://youtube.com/channel/UCzWGz8r27IO70PEvCHOo_dQ

                                                                            ********

3: M. João Covas do Livros? Gosto!

A Maria João Covas começou com um blogue, tem uma página no Facebook e nos últimos tempos tem feito vídeos para o seu canal. Participou nas aulas on-line durante a pandemia e confesso que até eu gostava de “ir às suas aulas”. As suas opiniões são sempre excelentes, aborda o livro, a capa, a escrita, o autor, a história e fala de todos estes elementos de uma maneira, que nos envolve e prende ao ecrã. Adoro os vídeos que tem publicado sobre as melhores leituras em conjunto com outros bloggers.

Facebook: https://m.facebook.com/363572624061445

Canal: https://youtube.com/channel/UCBc4jlzEy1tGu5l1htCc-GQ

                                                                         *********

4: Mil Folhas

O Mil Folhas da Neuza começou em 2012, no seu blogue, que rapidamente passou a página do Facebook e em paralelo temos o canal no YouTube! A Neuza é uma pessoa muito doce, expressiva e empática, excelente mãe e, ouvi dizer, boa cozinheira. 

Facebook: https://www.facebook.com/Mil-Folhas-251798881685866/

Canal: https://youtube.com/channel/UCZkB_Io7qnNqydlav4JGIDg

                                                                         ********

5: TudoSobLinhas 

Este canal nasceu há pouco, mas a Ana escreve no seu blogue desde 2011, tem um grupo de desafios também no Facebook. Açoreana, formada em gestão, mas com um gosto enorme pela leitura. Partilha um pouco de si, das suas opiniões, sobre livros e “verdades nuas e cruas”. 

Facebook: https://www.facebook.com/groups/341848003163202/?ref=share

Canal: https://youtube.com/channel/UCJoPUaHK4hBrQ0mF8K5yySQ

                                                                        *********

6: Books, less beer & a baby

A Cristina Gaspar tinha um blogue onde escreveu até 2017, mas no canal  juntou a análise de livros, cerveja artesanal e tudo o resto. Para trás ficou o blogue, mas ficou a página do Facebook e os vídeos no canal e a família cresceu!!

Canal: https://www.youtube.com/c/bookslessbeerababy

Facebook: https://m.facebook.com/265501253895902/posts/1309843266128357/

                                                                     ********

7: Flames por Roberta Frontini

O blogue Flames foi criado pela Mariana Oliveira & Roberta Frontini. FLAMES é um acrónimo para os temas que abordamos no seu blogue desde 2010: Filmes, Livros, Animes, ... Em 2015 foi criado o canal de Youtube, onde temos muitas opiniões, listas de leituras recomendadas e a não perder!

Facebook: https://www.facebook.com/FLAMESmr

Canal: https://youtube.com/c/FLAMESmr

*********

8: TheBooktarian

A Ana já escreve há muito, desde 2011 e é muito expressiva nas suas opiniões tanto em português como em inglês, tem uma página no Facebook que acompanha o canal.  O seu objectivo é proporcionar entretenimento para aqueles que amam livros. No entanto não vemos actividade tanto no canal, como no blogue ou Facebook.

Facebook: https://www.facebook.com/thebooktarian/

Canal: https://youtube.com/c/TheBooktarian

Um dos primeiro canais do YouTube foi, como acima mencionado, o Diário da Chris, aqui fica o link se quiserem ir espreitar:  https://m.youtube.com/c/DiáriodaChris/videos

Espero que tenha, gostado desta “pequena investigação” de férias!!  Eu certamente fiquei a conhecer mais sobre os nossos booktubers, os seus canais e encontrei outros que vou ver porque fiquei curiosa!! Boas leituras!!


0 comentários:

Enviar um comentário